Diálogos news.uol

 
 

Abril de 1999

Células Fotoelétricas e Fotovoltáicas

frames
news://news.uol.com.br./uol.ciencia
atualmente desativado

 


msg01
De: Bruno Tássio de Almeida
Data: Quinta-feira, 22 de Abril de 1999 20:45

Como são feitas as Células Fotocelulares?! (algo assim risos) E como funcionam?

IntÊ!
Bruno Tássio de Almeida


msg02
De: Alberto Mesquita Filho
Data: Sábado, 13 de Março de 1999 18:45
Bruno: Como são feitas as Celulas Fotocelulares?! (algo assim:-) E como funcionam?

As células "algo assim risos" são de dois tipos: células fotoelétricas e células fotovoltaicas. Seu princípio básico é o efeito fotoelétrico que em linhas gerais pode ser descrito como um fenômeno segundo o qual elétrons absorvem energia luminosa ganhando energia suficiente para se liberarem da estrutura atômica (às vezes até mesmo cargas maiores, como íons, são desta forma liberados). Na natureza o efeito fotoelétrico é observado em plantas verdes: luz de determinado comprimento de onda, incidindo sobre molécula de clorofila, libera elétrons desta molécula com energia suficiente para iniciar o processo da fotossíntese.

As células fotoelétricas são estruturas dotadas de 2 placas metálicas, separadas por um dielétrico e de geometria apropriada e tal que, quando colocadas num circuito de corrente contínua transformam-se em cátodo (carregado negativamente) e ânodo (carregado positivamente). A luz, incidindo sobre o cátodo, libera elétrons do metal com energia tal que os mesmos acabam sendo lançados para o ânodo, auxiliados pela diferença de potencial, fechando assim o circuito. Um amperímetro acoplado ao circuito constata a corrente produzida pela incidência da luz. Estas células são utilizadas, por exemplo, em sistemas de segurança: um feixe de luz mantém o circuito. A obstrução do feixe de luz interrompe o circuito, o que é acusado por um sensor acoplado ao mesmo e que dispara um alarme.

As células fotovoltaicas são dotadas de dois cristais diferentes e dispostos também em geometria apropriada. A radiação incidente libera elétrons que acabam saltando numa direção preferencial, de um dos cristais para o outro, criando uma diferença de potencial. Um grande número de células fotovoltaicas constitui uma bateria solar.

Em linhas gerais é isso.

[ ]'s
Alberto

DHTML Menu By Milonic JavaScript