Diálogos Ciencialist

 
 

Novembro de 2000 eCC

   Crackpot Index - Índice de Incredibilidade

 

Mensagem Autor Data
Msg 6922 - Crackpot index (John Baez) LFN 19/11/00
fig Msg 6927 - Zé-Carioca index AMF 20/11/00
fig fig Msg 6929 LFN 20/11/00
fig fig Msg 6930 LFN 20/11/00
fig fig Msg 6942 - "Função básica" dos crackpots AMF 20/11/00
fig fig Msg 6945 - Científicos chiflados (Jeremy Bernstein) AMF 20/11/00
fig ce2 fig Msg 6949 LFN 20/11/00
fig fig Msg 6946 JMM 20/11/00
Msg 7683 - Índice de incredibilidade (tradução para o português do Crackpot index) RMT 18/12/00
fig fig Msg 7686 AMF 19/12/00

Msg 6927
De: "Alberto Mesquita Filho"
Data: Segunda Feira, 20 de Novembro de 2000 - 12:01 AM
Assunto: Zé-Carioca index

Léo (Msg 6922) escreveu:

Léo: Recomendo uma olhada na seguinte página:
     http://math.ucr.edu/home/baez/crackpot.html

Olá, Léo

Essa eu já conhecia há tempos, de minhas andanças pelos vários news sci.physics. Costuma ser assunto do dia-a-dia nestes newsgroups. Já cheguei a me corresponder tanto com alguns crackpots assumidos quanto com alguns anti-crackpots, também assumidos, o que é relativamente fácil. E já cheguei a trocar e-mails com muitos teorizadores (o último foi um inglês) que estão na mira dos anti-crackpots do mundo todo. Aliás, tenho tentado trazer o crackpotismo e/ou o anti-crackpotismo para o Brasil (creio que já usei o termo crackpot mais de 10 vezes aqui na Ciencialist), mas ninguém entrou na minha. risos. Há questão de um ano divulguei um Congresso Internacional de Potenciais Crackpots da Física (não me lembro do nome oficial, este é um apelido que inventei) e que iria ocorrer no Japão, lembra-se (creio que está ocorrendo agora em novembro).

Embora não seja exatamente uma classificação de crackpots, o melhor estudo que já li a respeito foi um capítulo do livro do físico Jeremy Bernstein (1982) chamado "Observación de la Ciencia" (minha versão é em espanhol e publicada pelo Fondo de Cultura Económica, México, 1988). O título do capítulo é "Científicos Chiflados: Cómo reconocer a uno y qué hacer mientras llega el doctor". Se houver interesse posso postar o capítulo aqui, mas em espanhol pois ainda que consiga ler o espanhol correntemente, não quero correr o risco de traduzi-lo com imperfeições (tradução de tradução não costuma ser bem vista).

Eu tenho impressão de que o assunto não "emplaca" aqui no Brasil pelo fato de nossa escola inibir o aparecimento de teorizadores em grande escala. Confunde-se muito "físico teórico" com "físico teorizador", o que não é a mesma coisa. O primeiro especializa-se no conhecimento de teorias e o segundo faz teorias. Quem faz teorias no Brasil? Eu, o Jocax, o Claudio Abreu, o Ozelo, o Fran de Aquino, o André Assis e talvez mais uma meia dúzia. Dificilmente conseguiríamos reunir 10 teorizadores em todas as áreas do saber; e mesmo supondo-se que os dez fossem crackpots, seria uma classificação que não daria IBOPE para o autor da tabela.

Creio que no Brasil seria o caso de criarmos uma lista classificatória de nossos "papagaios cultos". Isso nós temos a "dar com pau" e em número suficiente para americano nenhum botar defeito. Poderia citar agora mais de dez "respeitáveis" livre-docentes de uma de nossas universidades mais pontuadas e, inclusive, creio que não seria difícil obter prova documentada (plágio direto) mas, como já disse anteriormente, não me agrada denegrir a ciência nacional.

Sem demérito aos cariocas, pois estamos todos no mesmo barco, sugiro o nome "Zé-Carioca Index", em homenagem ao americano (Walt Disney) que mais divulgou o nome do Brasil e, coincidentemente ou não, através de um papagaio.

[ ]'s
Alberto

Retornar às outras mensagens da thread

DHTML Menu By Milonic JavaScript