O Regime de Iniciação Científica em Fase de Implantação na Universidade São Judas
Tadeu
CURRÍCULO DO CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
"BASES DA INICIAÇÃO À PESQUISA" ¾ RIC
Abdalla Added Airan de Abreu Aldo Antolli Ghislaine Gliosce da Silva Guilherme Rebouças da Palma Natalina Neves Dias Oberdan Dias da Silva Pedro Fernando Quezada Duarte
Integração I(3):219-24,1995
O curso de extensão universitária "Bases da Iniciação à Pesquisa", aposto ao Regime de Iniciação Científica recém implantado na Universidade São Judas Tadeu, está previsto para 2 anos e será desenvolvido em 3 módulos a serem realizados em julho do primeiro ano, janeiro do segundo ano e julho do segundo ano. As aulas terão a duração de 50 minutos e serão ministradas no período noturno, a partir das 18h20min, em número de 5 aulas diárias, durante 2 semanas/módulo.
I - Dados Gerais do Curso
O objetivo do curso é proporcionar conhecimentos, desenvolver habilidades e formar atitudes que possibilitem ao graduando assimilar as bases necessárias para desenvolver atividades de iniciação à pesquisa. A grade curricular é apresentada na tabela I e o critério de avaliação está estabelecido no plano didático de cada módulo. Nas disciplinas nas quais houver avaliação através de prova, esta será realizada dentro da carga horária da disciplina. O controle de faltas será efetivado pelo docente de cada disciplina através de lista de presença. Para efeito de obtenção do certificado do curso de extensão, a nota de aprovação será 7 (sete) por disciplina desde que o aluno comprove 85% de presença às aulas.
Para cada disciplina será observado um, ou mais, dentre os procedimentos de ensino abaixo especificados (entre parênteses, as siglas correspondentes a serem utilizadas nas tabelas seguintes):
- Comunicação (CO): Ato de expor brevemente o trabalho (10 min) através de recursos audiovisuais, utilizando uma linguagem clara, precisa, objetiva e atenta a sua finalidade.
- Demonstração (DE): Argumentação lógica, que deve ser realizada a partir de dados supostos verdadeiros, para atingir um objetivo.
- Estudo Dirigido (ED): Atividade executada pelos alunos com a orientação do professor, a partir de um roteiro elaborado previamente.
- Exercício Individual (EI): Tarefas de reforço executadas ao final da aula ou, então, atividade preparatória para a aula a ser executada.
- Exposição Oral (EO): Tarefa predominantemente do professor na qual ele expõe o conhecimento através de conceitos, sínteses ou comentários.
- Seminário (SE): Exposição oral efetuada pelo aluno após um estudo da bibliografia adequada, independente da orientação e assistência contínua do professor.
- Supervisão (SU): Relação de aprendizagem, envolvendo duas ou mais pessoas, na qual uma assume a função de supervisionar, dirigindo e orientando, num plano superior, a observação e a reflexão crítica.
- Trabalho de Grupo (TG): Atividade de um conjunto de pessoas, destinada à produção e à criação, cujos resultados derivam da manutenção e discussão da tarefa comum.
II - Plano Didático do 1.° Módulo
O primeiro módulo tem por objetivo propiciar ao aluno: a visão da construção do edifício científico e de seu estado atual; a atitude crítica no que diz respeito à formação de novos paradigmas e/ou à aceitação dos preexistentes; o autodesenvolvimento enquanto cientista. As disciplinas deste módulo estão apresentadas na tabela 1 sob os números 1 a 3.
1. Metodologia Científica
A disciplina Metodologia Científica tem por objetivos específicos levar o aluno a:
- Entender a importância da ciência;
- Conceituar ciência;
- Diferenciar ciência de senso comum;
- Discutir fatos importantes da História da Ciência;
- Conceituar métodos científicos;
- Caracterizar métodos científicos;
- Identificar a construção do conhecimento científico;
- Distinguir formas de raciocínio;
- Identificar o processamento da argumentação científica.
A tabela II expõe unidades
didáticas, carga horária (C.H.), procedimentos de ensino e recursos
didáticos. A verificação do aprendizado será feita mediante a aplicação de
uma prova escrita individual com questões objetivas, valendo nota de zero a
dez. A bibliografia básica é apresentada a seguir.
- ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 1983.
- GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1991.
- LAKATOS, Eva Maria, Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 1992.
- RUDIO, Franz Victor. Introdução ao projeto de pesquisa científica. Petrópolis: Vozes, 1986.
- SALOMON, Delcio Vieira. Como se faz uma monografia. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
- SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez
& Moraes, 1975.
2. Técnicas de Pesquisa
A disciplina Técnicas de Pesquisa tem por objetivos específicos habilitar o aluno a:
- Conceituar o trabalho científico;
- Discriminar a apresentação de trabalhos científicos específicos;
- Caracterizar um texto científico;
- Identificar procedimentos para realizar pesquisa bibliográfica;
- Conceituar projeto de pesquisa;
- Descrever as partes de um projeto de pesquisa;
- Elaborar um anteprojeto de pesquisa;
- Identificar a importância do projeto para a realização da pesquisa.
A tabela III expõe unidades didáticas, carga horária, procedimentos de ensino e recursos didáticos. A verificação do aprendizado basear-se-á na avaliação do Anteprojeto de Pesquisa, valendo nota de zero a dez. A bibliografia básica é apresentada a seguir.
- ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 1983.
- GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1991.
- LAKATOS, Eva Maria, Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 1992.
- RUDIO, Franz Victor. Introdução ao projeto de pesquisa científica. Petrópolis: Vozes, 1986.
- SALOMON, Delcio Vieira. Como se faz uma monografia. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
- SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez
& Moraes, 1975.
3. Elementos de Estatística Descritiva
A disciplina Elementos de Estatística Descritiva tem por objetivos específicos habilitar o aluno a:
- Identificar a base de dados, objeto da análise estatística.
- Calcular as medidas de tendência central e dispersão.
- Representar graficamente a base de dados.
- Analisar as principais distribuições de probabilidade e suas aplicações mais simples.
A tabela IV expõe unidades didáticas, carga horária, procedimentos de ensino e recursos didáticos. O aluno será avaliado por meio da aplicação de exercícios extra-classe individuais, pertinentes ao currículo, valendo nota de zero a dez. A bibliografia básica é apresentada a seguir.
- KAZMIER, Leonard J. Estatística aplicada à economia e administração. Coleção Shaum. São Paulo: Mc Graw-Hill, 1982.
- MORETTIN, Luiz Gonzaga. Estatística básica e probabilidade. São Paulo, Ciência e Tecnologia, 1980.
- PEREIRA, Waldemar e outros. Estatística para as ciências sociais. São Paulo: Saraiva, 1989.
- PEREIRA, Wilson & TANAKA, Oswaldo K. Elementos e estatística. São Paulo: Saraiva, 1984.
- SPIEGEL, Murray R. Estatística. Coleção Shaum. São Paulo: Mc Graw-Hill, 1984.
III - Plano Didático do 2.° Módulo
O 2.° módulo tem por objetivo levar o aluno a reconhecer algumas correntes científicas e a levantar e acessar dados para a montagem de um trabalho científico. As disciplinas deste módulo estão apresentadas na tabela 1 sob os números 4 a 6.
4. Conceitos Básicos e Algumas Correntes do Pensamento Científico (CBACPC)
A disciplina CBACPC tem por objetivos específicos levar o aluno a:
- Captar a realidade;
- Entender o conceito de teoria;
- Levantar observações e elaborar teoria;
- Elaborar projeções;
- Aplicar os conceitos de observação;
- Reconhecer as diversas correntes de pensamento com a finalidade de revalorizar a dedução, inserindo a falseabilidade como critério de avaliação de uma teoria.
A tabela V expõe unidades
didáticas, carga horária, procedimentos de ensino e recursos didáticos
respectivos. A verificação do aprendizado será feita mediante a aplicação de uma
prova escrita individual com questões reflexivas valendo nota de zero a dez. A
bibliografia básica é apresentada a seguir.
- ANDERY, Maria Amália et al. Para compreender a ciência. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, 1988.
- ANOHIN, P. K. Et al. Teoria dos sistemas. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1976.
- AUZIAS, C. M. Chaves de estruturalismo. São Paulo: Livraria Brasileira, 1972.
- BACHELARD, Caston. Filosofia do novo espírito científico. Lisboa: Presença, 1976.
- BORNHEIM, G. A. Dialética, teoria, práxis. São Paulo: Globo, 1983.
- DEMO, Pedro. Metodologia científica e ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1995.
- GOODE, W. J.; HATT, P. K. Métodos em pesquisa social. São Paulo: Nacional, 1973.
5. A Montagem da Pesquisa
Esta disciplina tem por objetivos específicos levar o aluno a:
- Compreender a tarefa de levantamento bibliográfico para um trabalho de pesquisa;
- Elaborar o plano de trabalho em sua metodologia;
- Redigir o plano de trabalho;
- Montar o plano de trabalho com seus anexos bibliográficos.
A tabela VI expõe as
características gerais da disciplina. A verificação do aprendizado basear-se-á
na avaliação do plano de trabalho, valendo nota de zero a dez. Segue a
bibliografia básica.
- ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 1994.
- CARMO NETO, Dionísio. Metodologia científica para principiantes. Salvador: Editora Universitária Americana, 1993.
- DESCARTES, René. O discurso do método. São Paulo: Hemus, s.d.
- GALLIANO, A Guilherme. Método científico: teoria e prática. São Paulo: Habra, 1986.
- LUCIE, Pierre. A gênese do método científico. Rio de Janeiro: Campus, 1978.
- LUCKESE, Cipriano Carlos et. al. Fazer universidade: uma proposta metodológica. São Paulo: Cortez, 1991.
- MARCANTONIO, Antonia Terezinha et. Al. Elaboração e divulgação do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 1993.
- MEDEIROS, João Bosco. Redação científica. São Paulo: Atlas, 1991.
- RUDIO, Franz Victor. Introdução ao projeto de pesquisa científica. Petrópolis: Vozes, 1992.
6. Meios de Informação Para Cientistas I
Esta disciplina tem por objetivos específicos levar o aluno a:
- Reconhecer a necessidade de organização da produção científica nos moldes internacionais;
- Entender o funcionamento operacional do sistema de informações.
A tabela VII expõe as
características gerais da disciplina. A verificação do aprendizado basear-se-á
no levantamento bibliográfico referente ao plano de trabalho individual,
entregue ao final do curso anterior, valendo nota de zero a dez. Segue-se a
bibliografia básica.
- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT. Normalização de documentação no Brasil. PNB 89. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação, 1989.
- SALOMON, Delcio Vieira. Como se faz uma monografia. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
IV - Plano Didático do 3.° Módulo
O 3.° módulo tem por objetivo ensinar o aluno a sistematizar operacionalmente as fases da pesquisa científica. As disciplinas deste módulo estão apresentadas na tabela I sob os números 7 a 9.
7. Epistemologia
A disciplina Epistemologia tem por objetivos específicos levar o aluno a:
- Identificar os diversos momentos da evolução da ciência;
- Reconhecer o mérito e a eficácia do método hipotético-dedutivo (ou experimental) das ciências físico-matemáticas;
- Reconhecer o valor do empirismo como crítica à dedução escolástica;
- Detectar as dificuldades da simples verificação experimental e da mentalidade científica;
- Construir uma proposição significativa, respeitando uma linguagem lógica e estabelecendo o modo pelo qual pode ser verificada.
- Saber explicar como se dá a passagem da teoria da verificabilidade para a teoria da falseabilidade.
A tabela VIII expõe as características gerais da disciplina. A verificação do aprendizado será feita mediante a aplicação de uma prova escrita individual com questões reflexivas, valendo nota de zero a dez. Segue-se a bibliografia básica
- ANDERY, Ma. Amália et al. Para compreender a ciência. São Paulo: Espaço e Tempo, 1988.
- GEWANSZNAJDER, Fernando. O que é método científico. São Paulo: Pioneira, 1989.
- OLIVA, León, RANSANZ, Ana (org.). Filosofia da ciência: teoria y observación. México: Siglo Veintiuno, 1989.
- THUILLER, Pierre. De Arquimedes a Einstein: las caras ocultas de la invención cientifica. Madrid: Alianza, 1990.
8. Redação Científica
A disciplina Redação Científica tem por objetivos levar o aluno a:
- Discernir redação de redação científica;
- Argumentar, conceitualmente, a discussão teórica de sua pesquisa;
- Apresentar postura adequada em trabalho de comunicação científica.
A tabela IX expõe as características gerais da disciplina. A verificação do aprendizado basear-se-á na avaliação do projeto de pesquisa, apresentado oralmente e entregue por escrito, valendo nota de zero a dez. Segue a bibliografia básica.
- ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 1983.
- GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo, Atlas, 1991.
- LAKATOS, Eva Maria, Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 1992.
- RUDIO, Franz Victor. Introdução ao projeto de pesquisa científica. Petrópolis: Vozes, 1986.
- SALOMON, Delcio Vieira. Como se faz uma monografia. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
- SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez
& Moraes, 1975.
9. Meios de Informação Para Cientistas II
A disciplina Meios de Informação Para Cientistas II tem por objetivos habilitar o aluno a:
- Acessar informações científicas através de redes de transmissão eletrônica e outras fontes;
- Proceder à integração das diversas informações levantadas no projeto científico dos alunos.
A tabela X expõe as características gerais da disciplina. A verificação do aprendizado será feita pela atribuição de um conceito, pelo professor, levando em conta o levantamento bibliográfico feito pelo aluno na disciplina Meios de Informação para Cientistas I, valendo nota de zero a dez. Segue a bibliografia básica.
- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT. Normalização de documentação no Brasil. PNB 89. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação, 1989.
- SALOMON, Delcio Vieira. Como se faz uma monografia. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
DHTML Menu By Milonic JavaScript |