Estudo do Movimento
através da Metodologia Net-In
Alberto Mesquita Filho
Página 6
Capítulo 2 - Exercícios
Índice deste Artigo
Exercícios do Capítulo 2
Exercício 2.1 Exemplo de erro sistemático: Ao medir o diâmetro de uma circunferência na tela de seu computador, com uma régua de tela, João encontrou o valor de 10 cm. Alguns dias após, e alertado por seu pai que o diâmetro deveria ser bem maior, João verificou, utilizando uma régua escolar, que seu pai estava com a razão. Preocupado com este fato, procurou, pela Internet, a figura da régua que melhor reproduzia, na tela do seu computador, o valor encontrado com a régua escolar, e para ilustrar a discrepância, construiu a figura abaixo. Com esses dados ajude João a corrigir o valor de 10 cm encontrado inicialmente.

Figura 2.1
Exercício 2.2 Determine o valor do ângulo
α desenhado abaixo (figura 2.2) utilizando a Régua de Tela e, como auxiliares, os softwares Paint e Excel. Expresse o resultado em radianos e em graus. Pense nas dificuldades que você teria de superar a fim de que pudesse exprimir o resultado final da maneira completa, ou seja, com o valor da incerteza inerente às medidas efetuadas e ao método empregado [vide
Tabela de Fórmulas de Propagação de Erros].

Figura 2.2
Em dúvida clique aqui
Preâmbulo ao exercício seguinte: Clique aqui para observar um transferidor virtual estático rudimentar (figura gif). Clique na figura do transferidor com o botão D do mouse e a seguir em "Salvar a imagem como..." Escolha uma pasta conveniente (fácil de ser localizada) e dê OK.
Abra a pasta onde você salvou o arquivo transferidor.gif, dê um clique no mesmo com o botão D do mouse e a seguir em Propriedades. Na janela que se abre preencha o "quadradinho" onde se lê "Somente leitura" e clique em OK. Isto impedirá que você, por descuido, altere o arquivo.
Exercício 2.3 Determine o valor do ângulo
α da figura 2.2 utilizando o arquivo "transferidor.gif" aberto no Paint. Expresse o resultado em graus e em radianos. Compare o resultado com aquele obtido no exercício 2.2. Procure estimar a incerteza da medida.
Em dúvida sobre como efetuar a medida clique aqui
Lembre-se: Cabe ao cientista ir se acostumando a estimar os valores das incertezas, assim como promover um estudo crítico com respeito aos cuidados que tomou ou que deixou de tomar na obtenção de seus dados experimentais.
Exercício 2.4 Verifique se o movimento representado na figura 2.3 é uniforme, ou seja, se o objeto virtual percorre espaços iguais em tempos iguais.

Figura 2.3
Em dúvida, clique aqui
Exercício 2.5 Localize, utilizando o Paint, o centro O da circunferência que passa pelos pontos A, B e C da figura abaixo
(Figura 2.4). A seguir meça os ângulos centrais AOC e
COB e calcule o valor dos respectivos arcos
AC e
CB da circunferência em pixels.

Figura 2.4
Em dúvida, clique aqui * * * * *
◄▬ Para voltar ou avançar clique nas figuras
▬►

* * * * *
DHTML Menu By Milonic JavaScript |